quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Exercício de Apresentação da Reserva - EXARNET



INFORMAÇÕES
O QUE É?
Uma Nação forte e soberana necessita estar apta para ser mobilizada, em caso de ameaças e agressões que possa vir a sofrer.
A Mobilização Nacional é um mecanismo, previsto na Constituição Federal, que envolve a consciente participação de cada cidadão brasileiro, em ações de preparo e emprego, que possibilita ao Brasil enfrentar e resolver situações de pressão ou crise internacional, interesses, ameaças ou agressões ao nosso povo, tradições, instituições, território e soberania.
Durante um conflito, a Mobilização canaliza todos os recursos do País - humanos, financeiros e materiais - para atender aos esforços contra a agressão sofrida.
No âmbito militar, a mobilização consiste na elevação, em ritmo acelerado, do efetivo de paz para o de guerra, inclusive com a criação de novas Organizações Militares, para fazer face à ameaça ou à concretização de um conflito. Dentro deste contexto, todo cidadão ao ser licenciado das Forças Armadas passa a integrar a reserva mobilizável. A mobilização destes recursos humanos é gerenciada pelo Departamento-Geral do Pessoal, por intermédio da Diretoria de Serviço Militar.
Anualmente, milhares de reservistas retornam às Organizações Militares das Forças Armadas, com a finalidade de atender à convocação nacional para participar do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).
Constitui prova de estar o reservista em dia com as suas obrigações militares o Certificado de Reservista, no qual deverão estar devidamente anotadas as apresentações anuais obrigatórias nos EXAR.

       QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO EXAR?
- Praticar o mecanismo de convocação; avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização;
- Atualizar dados;
- Cultivar o espírito cívico dos integrantes da Reserva;
- Consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da Ativa e da Reserva; e
- Aumentar os mecanismos de controle da reserva, visando a ampliação do índice de apresentação dos Reservistas da Disponibilidade.

QUAL O PERÍODO DE APRESENTAÇÃO?
Pela Internet: 1º de dezembro de 2018 a 31 de Janeiro de 2019 acessando o EXARNET.

Pessoalmente: somente de 09 a 16 de Dezembro de 2018 (apenas dias úteis).

  QUEM DEVE SE APRESENTAR?
Devem se apresentar os Oficiais e Praças da reserva e reservistas de 1ª e 2ª Categorias.
Se o cidadão estiver em trânsito ou mudou seu endereço para outra localidade, deve se apresentar em qualquer Quartel, Junta de Serviço Militar ou, estando no exterior, em Repartição Consular.

QUEM NÃO SE APRESENTA PAGA MULTA?
Sim. Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num Quartel das Forças Armadas, bastando estar com seu Certificado de Reservista. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma pequena multa federal.



MAIORES INFORMAÇÕES
CONSULTE O GUIA DO RESERVISTA
http://www.exarnet.eb.mil.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor deixar registrado seu nome e telefone para resposta.