quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Refratário – Insubmisso – Desertor


 REFRATÁRIO
- Será considerado REFRATÁRIO o conscrito julgado apto em uma Comissão de Seleção e distribuído para OMA/OFOR/TG que não comparecer à Comissão de Designação (CD) para tomar conhecimento da distribuição, ou que, tendo-o feito, não comparecer ou não concluir a Seleção Complementar.
- Não é REFRATÁRIO o brasileiro que faltar, apenas, ao alistamento, na época normal de alistamento da sua classe; ou o brasileiro residente, em Município Não Tributário (MNT), há mais de um ano, referido à data de início, da época da seleção da sua classe (Art. 112 - RLSM).
- O brasileiro só será considerado REFRATÁRIO por tantas vezes quantas sejam as suas faltas às anuais e sucessivas seleções, a partir do recebimento do CAM (Art. 178 - § Único), incorrendo na multa correspondente a cinco vezes a multa mínima o REFRATÁRIO que não se apresentar à seleção (Art. 48 da LSM). .
- O REFRATÁRIO, depois de alistado e vinculado à outra classe pela primeira vez, será considerado "EM DIA COM O SERVIÇO MILITAR" até a seleção da classe em que estiver vinculado.
- O REFRATÁRIO, depois de alistado e vinculado à outra classe, que faltar à seleção da classe a que estiver vinculado, não poderá fazer prova de que está "EM DIA COM O SERVIÇO MILITAR" até que tenha definida sua situação militar, mesmo tendo efetuado o pagamento da multa prevista no RLSM, correspondente àquela situação (Refratário pela 2ª vez).
 INSUBMISSÃO
- O conscrito que, após a Seleção Complementar, tomar conhecimento da designação, assinar o TERMO DE CONHECIMENTO DA INCORPORAÇÃO e faltar à incorporação ou matrícula, isto é, não se apresentar até as "24h00" do dia para isso determinado, será considerado "INSUBMISSO" (Art. 75, § 3º do RLSM).
- O infrator que se apresentar ou for capturado, para efeito de aplicação da legislação especial a que se refere o Art. 81, do RLSM e para aplicação específica nos processos de insubmissão, deverá ficar, detido a partir da data de apresentação ou captura, tendo direito ao Quartel por mensagem.
- O infrator, apresentado ou capturado, será mandado à inspeção de saúde, para fins de justiça, ficando numa das seguintes situações:
a) se julgado apto, deverá ser incorporado a contar da data de apresentação ou captura; e
b) se apresentar condições de incapacidade previstas para os conscritos em geral será dispensado da incorporação, “ficando também, em consequência, isento do processo de insubmissão e da inclusão” (Acórdão do STM, de 8 Abr 1983, dado na Apelação n° 43.624-5).
- A apresentação do insubmisso deverá ser feita na Organização Militar que o declarou nessa situação.
- O insubmisso que se apresentar ou for capturado será submetido ao procedimento preconizado na legislação processual penal militar (Lei n° 8.236, de 20 Set 1991).

DESERÇÃO - DESERTOR
- O crime de deserção, previsto no Art. 187 do Código Penal Militar – CPM crime propriamente militar, tem a seguinte redação: “Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias”.
- Verifica-se, portanto, serem elementos constitutivos do delito:
a) a ausência sem licença, da unidade em que serve ou do lugar em que deve permanecer;
 b) que o período de ausência seja superior a oito dias.
- Desta forma a deserção somente se consuma depois de decorridos oito dias após a ausência inicialmente constatada do militar.
- Este período de oito dias da ausência sem licença do militar é chamado de prazo de graça. Antes desse prazo, não haverá desertor e sim, o ausente, a quem são aplicadas as sanções disciplinares.
- Para a contagem do prazo necessário para a consumação da deserção, vale a regra do Art. 451, do Código de Processo Penal Militar – CPPM, com a nova redação que lhe deu a Lei nº 8.236, de 20.09.1991, dispondo o seguinte: “A contagem dos dias de ausência, para efeito da lavratura do termo de deserção, iniciar-se-á à zero hora do dia seguinte àquele em que foi verificada a falta injustificada do militar”.
- Ex: se a ausência injustificada ocorreu no dia 10, inicia-se a contagem do prazo dos dias de ausência à zero hora do dia 11 e consumar-se-á a deserção, a partir da zero hora do dia 19.

Código Penal Militar - Decreto-lei nº 1.001, de 21 de outubro de 1969.

Crime de Insubmissão
Art. 183.  Deixar de apresentar-se o convocado à incorporação, dentro do prazo que lhe foi marcado, ou, apresentando-se, ausentar-se antes do ato oficial de incorporação
Pena - impedimento, de três meses a um ano.

Crime de Deserção - Desertor
Art. 187.  Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias.
Pena - detenção, de seis meses a dois anos; se oficial, a pena é agravada.

REFRATÁRIO – INSUBMISSO – DESERTOR
- Se incorporado, deverá servir 12 (doze) meses, mesmo que a classe com a qual incorporou venha a servir por tempo inferior, conforme as Instruções Gerais para a Coordenação da Conscrição nas Forças Armadas (Dec. Nº 66.949, de 23 Jul 1970).


161 comentários:

  1. olá bom dia,

    Meu nome é Weslei Ap. Barbato, eu me alistei no ano em que fiz 18 anos, minha intenção era servir o exército, porém por um motivo de saúde familiar tive que faltar no dia da incorporação, mas fui no dia seguinte, mas o Sargento me dispensou por excesso de contingência! Hoje dia 09/09/2013 estou com 24 Anos e descobri que minha situação esta como refratário! Mesmo tendo o carimbo no meu CAM! O que pode acontecer comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi queria saber tenho 25 anos me alistei é n peguei meu certificado de alistamento é n consigo pega é nem sei aonde está, devido n ter meus documentos só ter minha certidão de nascimento oq devo fazer ? Queria muita ajuda porq já tem anos q tento pega pra poder tirar meus documentos e não consigo, por favor me ajudem ??

      Excluir
  2. Compareça na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua casa para sanar dúvidas no SERMIL. Aguardamos você.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, tenho uma duvida muito grande, Amanhã será o ultimo dia que eu teria de ir á FAB da minha cidade, Amanhã será o dia que escolheremos os Bancos que vamos receber, e creio que amanhã será o dia de assinar o termo de conhecimento da incorporação.
    Eu só assinei um papel de uma entrevista que eu fiz, e nela constava o numero da minha camiseta, quanto eu calçava, se eu queria servir e se eu fumava, esse tipo de informação.
    Mas a minha dúvida é, se isso que eu assinei era só um papel da entrevista e dos meus dados ou se já era o termo de incorporação. Tenho 2 amigos que falaram que era só um papel, não era o termo ainda, mas tenho dúvidas sobre.
    Será que você pode me tirar essa duvida?
    Pois me tornar refratário só me tiraria de contas de banco, concursos públicos e algo assim.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para esclarecer, terei de fazer uma viagem de negócios pela empresa onde eu trabalho. Não poderei ir e tenho medo de me tornar INSUBMISSO.

      Excluir
    2. Compareça a uma Junta de Serviço militar para verificar a sua situação agora.

      Excluir
  4. desertei do exército tenho 50 anos como regularizar situação militar?
    raimundo234@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no dia 31 de dezembro do ano que se completa 45 anos, termina qualquer obrigaçao militar, e sua situaçao passa a estar em dia.

      Excluir
    2. Oi queria saber tenho 25 anos me alistei é n peguei meu certificado de alistamento é n consigo pega é nem sei aonde está, devido n ter meus documentos só ter minha certidão de nascimento oq devo fazer ? Queria muita ajuda porq já tem anos q tento pega pra poder tirar meus documentos e não consigo

      Excluir
  5. Meu filho deserto ano passado, o motivo foi que a sua companheira menor ficou gravida e sua sogra faleceu com um câncer e isso fez a companheira passar mal em toda sua gravidez, eu não pude dar assistência pois tenho um esposo com problemas de saúde.
    Se ele se entregar hoje quanto tempo fica preso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria melhor ele comparecer a Organização Militar de onde se afastou e levar consigo os documentos de paternidade e casamento, se for o caso. É considerado desertor o militar que se ausenta por mais de 08 (oito) dias injustificadamente. A deserção é crime instantâneo e permanente. Consumado o crime de deserção, o comandante da Unidade é a autoridade competente para lavrar o respectivo Termo (Termo de Deserção). Para a confecção do Termo de Deserção não se admite delegação. A finalidade do Termo de Deserção é a mesma do IPM (Inquérito Policial Militar) que serve de peça informativa ao processamento por cometimento de crime militar.
      Art. 187. Ausentar-se o militar, sem licença, da unidade em que serve, ou do lugar em que deve permanecer, por mais de oito dias:
      Pena - detenção, de seis meses a dois anos;

      Excluir
    2. Por experiência própria..com certez ele ficará 2 meses preso,não mais que isso!!!

      Excluir
    3. A minha já vai fazer oito anos que.eu não compareço mais aí eu saí estava pra.cumprir o internato . Daí não fui mais e hoje eu quero resolver

      Excluir
    4. Meu filho tinha aceitado servir mas quando chamaram ele não mas ele desistiu e achou que não daria problema foi em 01 06 2020 qual será punição

      Excluir
  6. Bom sou de Florianopolis S.C. entao em 2013 me alistei ai fui no exercito e me mandaram voltar em janeiro de 2014 ai voltei no exercito e me mandaram pra força aerea mesmo eu deixando clr que nao queria servir, entao ai fui na base aerea agora em maio e marcaram uma data em junho pra mim ir fazer exames tipo sangue, eletro, urina.. e eu fui fiz os exames certinho, agora dia 02 de julho tenho q ir pra saber o resultado do exame pra saber se sirvo ou nao. e como nao quero servir e to vendo q as chances sao grandes tava pensando em nao ir, e se eu nao for o que me acontece? sera q eles vem me buscar em casa? posso ir preso? to com medo mas nao quero servir por favor me ajudeem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a se apresentar e dizer novamente que não deseja servir. Sugiro ir até o quartel e expor os motivos.

      Excluir
  7. Bom , não me alistei ano ano de 2013 , nasci em 1995. Me alistei em Janeiro de 2014 , paguei uma multa , mas não desejo servir ! Sou considerado Refratário?

    ResponderExcluir
  8. Sim. Volte ao Blog e verás que será considerado refratário se faltares a segunda vez. Observe que seu CAM tem uma validade, se não se apresentar no período certo estarás em falta com o Serviço Militar.

    ResponderExcluir
  9. quando completei 18 anos me alistei e fui convocado pra comparecer no quartel
    maisnao fui isso foi em 2011 hoje em 2014 fui la para regularizar minha situação
    e me falarão que eu sou "refratario" nao sei o que quer dizer,e eles me falarão que eu tenho que me apresentar no quartel em setembro,tem a possibilidade de eu servir?mesmo eu tendo 22 anos e sou casado?

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber como deve proceder um refratário que possui problemas de saúde que o impossibilitariam atualmente de servir o exército?

    ResponderExcluir
  11. Quem e ré fratario tem mais chances de servir?

    ResponderExcluir
  12. Opaaa... Boa noite!
    Nao queria servir e servir... Logo apos de 6 meses desertei e cheguei a me apresentar, logo depois eles me levaram ate a junta e eles falaram q era pra terminar meu tempo servindo. Dai fugi do quartel e até hj nao voltei

    só que agora passei em um concurso e estou esperando a convocaçao. Como devo proceder nesse caso?

    Lembro q eles foram a minha casa e voltei a fugi deles.

    So que infelizmente preciso de minha reservista.

    ResponderExcluir
  13. desertei em 2005 quero me apresentar,sera que vou ter julgamento?

    ResponderExcluir
  14. Herbert monteiro25 de dezembro de 2014 05:08
    Então eu eu faço 26 anos em janeiro sou refratário desde 2008 ao me apresentar no quartel na data do dia 27 de setembro 2014,o oficial disse que eu sou prioridade para servir,que isso é um castigo que o serviço militar aplica para quem esta se lixando para as forças armadas,passei em todas as avaliações que me foram impostas e disse que tenho um filho e tenho platina na perna,mesmo assim eles me perguntaram se eu consigo correr e pular,como não gosto de mentir disse que sim,ele perguntaram também se eu já havia praticado algum tipo de esporte e eu disse que sou azul de jiu_jtso... Eu queria saber se realmente existe a possibilidade de que eu sirva mesmo estando em idade extremamente avançada para tal??? Desde já agradeço a atenção e aguardo o retorno!!

    ResponderExcluir
  15. Me chamo felipe servi durante 6 meses na FAB e por problemas internos e de saúde resolve não ir mais, estava fazendo tratamento do meu joelho no HFAG, e não tinha dispensa para educação física , coisa q não aguentava mais , expliquei minha situação sempre pros meus sargentos mais na realidade eeles estavam nem ai, resolve não ir mais depois de sentir muita dor no joelho e não conceguir levantar mais, mais durante essse tempo todo vim recebendo todo dia 1 meu soldo e meus colegas de farda dizem q meu tenente comandante , tinha me dado como expediente e não desertor ,mais me falta coragem de ir e saber o que realmente é, então o que eu faço ??

    ResponderExcluir
  16. Me falaram que deserto não pode tirar serviço porque ele esta a disposição da justiça...isso e verdade. ?

    ResponderExcluir
  17. desertei em 2010 quero saber se eu me entregar hj quanto tempo irei passar preso? e o deserto q fica preso ele tem salario????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem sim eu desertei e estou recebendo so que ja estou reencorporado

      Excluir
    2. Vce com certeza vai pegar uma pena de 6 meses,mais só cumprirá um terço,ou seja( 2 meses)

      Excluir
  18. Olá sou desertor dês de 2011
    se eu estivesse lá já teria acabado o meu tempo de serviço. mais quero legaliza minha situação mas quero saber se para desertor existe Abscorpos para que posso responder em liberdade pelo fato de ser casado.

    ResponderExcluir
  19. olá,

    sou refratario mas voltei para legalizar meus documentos e foi determinada uma data pra que eu voltasse la, só que esta muito longe e preciso dos documentos rapido pois vou ser pai e preciso trabalhar. quero saber se haveria a possibilidade de eu ser dispensado antes?

    024988489504
    Alexsander da silva

    ResponderExcluir
  20. Tenho um cunhado meu que esta servindo e naum se apresentou nem segunda nem terça,minha sogra esta preucupada com esta situaçao tb ele começou a se comportar diferente depois que foi servir andando com maus elementos sera que se ela for no batalhao conversar podem ajudar ela??????
    Andre 4391559397. Email- andreromera_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho 42 anos fui servi,depois de 6 meses de quartel eu desertei,mas me apresentei de novo,fiquei preso um mes,depois eu devolvi as fardas e tudo e me dispensaram,mas ate hoje nao tenho documentos de resevista ou de despensa o que fazer .

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho 39 anos eu servi em Brasilia em 96,hoje moro em são Paulo como pisso resolver minha situação sem ser preso pous tenho tres filhos pequenos que depende de mim.

    ResponderExcluir
  24. desertei na marinha e ja fiz 45 anos. como faço para pegar minha reservista ou não tenho como pegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou desertor tbm.. Como faz para n se prejudicar ou virem atrás de vc?.. Infelizmente n posso resolver isso prq minha namorada está grávida..

      Excluir
  25. Sou desertor desde 95,como posso resolver minha situação,existe alguma possibilidade de anistia?

    ResponderExcluir
  26. Obs: Servi em Niterói-Rj no extinto 19,Bolg Batalhão Marechal Bittencourt.. A unidade referida foi extita.

    ResponderExcluir
  27. A gente entra nesse blog faz as nossas pergunta na esperança de uma ajuda...e nada! ninguém te responde ninguém fala nada. Para que serve então esse blog?

    ResponderExcluir
  28. Sou desertor a desde 2005, me apresentei uma vez e fugir pq não aguentei, fui fraco em ficar preso. Se eu me apresentar ano q vem, quantos tempo fico? Dois meses???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é a prisão militar? Pra quem deserta? Como funciona o julgamento?

      Excluir
    2. Meu marido tem 36 anos e nunca se alistou o que que ele deve fazer e Quanto é a multa

      Excluir
  29. Boa tarde, me alistei em 1995 mas poucos dias após o alistamento fui morar em outro estado... fiquei lá por dois anos e voltei ao Estado do alistamento, tive um filho e a vida correu sem que eu fosse resolver esta situação. Já se passaram 21 anos, preciso tirar passaporte, como devo proceder? Grato pelo site super informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm preciso tirar o visto e passaporte.. Despertei prq minha namorada engravidou.. E falaram umas coisas lá e acabei com medo de voltar.. Quero resolver isso.. Mas até então quero levar a vida normal.. Estou para trabalhar em um companhia aérea.. Desertei a uns 7 meses.. E preciso de passaporte.. Se puder me ajudar..

      Excluir
  30. boa tarde eu fugi do quartel em 2011 tou querendo aparecer la de volta vai da muito problemas pra mim ou si vou ficar presso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não tiver cometido crimes fora do regime militar, vc ficará detido por 60 dias e a junta militar vai decidir sobre sua volta a incorporação ou ser expulso. Mas se vc tiver saúde boa e não comprovar nenhuma doença, 99% q volte a servir, falo isso q passei por isso.

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Ola boa noooite, eu me alistei em 2009, e nao comparecir no dia, passado se anos voltei, pahuei uma multa e ae era pra me apresentar dd novo em 2012 e nao fui de novo por motivos de saude, agora em 2016 arrumei um emprego, ae fui la regularizar,paguei a multa certinho, so que na minha CAM ta que eu nao estou em dia com o serviço militar mais que paguei a multa,sera que perderei a vaga de emprego por isso??

    ResponderExcluir
  33. Meu padrasto era combatente, mas fugiu do exército, veio a falecer e deixou minha mãe viúva... Ela tem algum direito de pensão ou algum valor a receber?

    ResponderExcluir
  34. Pessoal eu iria servir mas dia da formatura eu não fui oque posso faxer pra pegar minha resevista?

    ResponderExcluir
  35. Passei pelo processo do alistamento militar. Fui designado pra Aeronáutica, e passei por entrevista individual, avaliação médica, só que chegou no teste físico e eu não fui porque me mudei de cidade. Fui até a junta militar na minha cidade atual, eles não quiseram me transferir porque já tomei designação.
    o teste fisico que faltei foi dia 27/01/2016, e até agora eu não fui justificar.
    Oque pode acontecer?
    Considerado como insubmisso Ou refratario?

    ResponderExcluir
  36. Acho um grande erro essa lei do alistamento obrigatório, porque força o cidadão a ingressar no serviço militar,como no meu caso eu já tenho um caminho traçado emprego, estar servindo tiraria o foco da caminho, também vejo pessoas que realmente querem servir perdendo vagas pra pessoas que não anseiam carreira, penso da para a questão do voto eleitoral, se não fosse obrigado as pessoas não escolheriam seu voto de ultima hora, ou votariam nos papeis dos candidatos que recolhe no chão até o caminho da votação.

    ResponderExcluir
  37. Eu me alistei,e disse que não queria servir, aí mandaram eu comparecer lá depois de 5 meses, quando eu comparecer lá eu posso mudar de ideia é resouver servir?

    ResponderExcluir
  38. Bom dia. Sou Reservista 1ª classe do Corpo de Fuzileiros Navais.
    Considerando a instabilidade política atual e as ameaças feitas por lideres de movimentos sociais ligados ao governo e autoridades bolivarianas internacionais, vejo como meu dever e meu juramento estar a disposição para a defesa da minha pátria.
    Tenho hoje 36 anos e minha dúvida é: posso me apresentar como voluntário?

    ResponderExcluir
  39. Olá em fevereiro desse ano fui dispensado por excesso de contigente. Porém o sargento disse "como todos aqui querem servir vocês poderam tentar na segunda turma (turma b) e serem voluntários de novo. E carimbou nosso cam de verde. Ae fomos até o quartel que possívelmente será a seleção dessa turma. E falaram pra gente voltar em uma data de Júlio com cópia dos documentos. Isso seria possível?

    ResponderExcluir
  40. Olá em fevereiro desse ano fui dispensado por excesso de contigente. Porém o sargento disse "como todos aqui querem servir vocês poderam tentar na segunda turma (turma b) e serem voluntários de novo. E carimbou nosso cam de verde. Ae fomos até o quartel que possívelmente será a seleção dessa turma. E falaram pra gente voltar em uma data de Júlio com cópia dos documentos. Isso seria possível?

    ResponderExcluir
  41. Ola me alistei no dia que eu fiz 18 anos houve um problema a senhora que fez meu alistamento lá na junta militar colocou para não servi o que eu faço agora que vou fazer 20 anos?

    ResponderExcluir
  42. Eu desetei em 2005 descobri que tinha hiv cai em depressão como que eu Fasso pra regulalisa minha situação hoje em dia Fasso tratamento

    ResponderExcluir
  43. Tenho 20 anos,na época que me alistei não compareci a seleção para os exames,não compareci por conta de trabalho,fui demitido mas conseguir uma oportunidade de emprego,mas a empresa quer o carimbo de despesado ate o final desse mês,fui a junta militar e marcaram uma data pro dia 02 de agosto.A minha pergunta é tem como adiantar o dia ou conseguir o certificado de dispensado explicando a minha situação? Não posso perder essa oportunidade!

    ResponderExcluir
  44. Boa noite me alistei em 2o13 não fuii chamado pra servir pq aqui onde eu mora ninguém serve mais queria servi tenho 21 anos como fasso pra servir será que posso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite
      Creio que seja conveniente se preparar para prestar prova para ingressar em alguma escola das Forças Armadas. Como soldados o senhor não será mais chamado.

      Excluir
  45. eu perdi meu cam provisorio e nao sabia qual era data de ir no quartel e tbm nao me apresentei por nao ter dinheiro para ir oque irar acontecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite
      Oriento a se apresentar a uma Junta de Serviço Militar e regularizar a sua situação militar.

      Excluir
  46. Ola eu desertei em 2006,depois de alguns anos eu fui preso e comprovei que era arrimo de família,e no ano passado fui dar entrada no meu certificado porem nada foi encontrado dos meus registros a não ser a declaração de soltura assinada por mim e pelo oficial presente, e ate hoje naum entraram em contato comigo....agora tenho 30 anos e gostaria de saber se haveria a possibilidade de eu servir novamente ou naum???ficarei muito grato por sua resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite
      Você não tem possibilidade de servir novamente.
      Dirija-se à Organização militar de onde desertou e solicite a sua documentação.

      Excluir
  47. Fui dispensado em 2008 por excesso de contingencia, em 2012 compareci a junta do serviço militar para solicitação da reservista marcaram um dia para jurar a bandeira e pegar a reservista, porem no dia nao fui, agora mudei de estado, posso resolver essa situação na junta militar da cidade onde moro ou apenas no DF onde me alistei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite
      Retorne a uma JSM e solicite a alteração de endereço e verifique a sua situação militar.

      Excluir
  48. tenho 42 anos e nunca me alistei. como resolver isso? terei algum problema mais na frente? antecipo minha gratidão pela informação

    ResponderExcluir
  49. Boa noite
    Dirija-se a uma JSM e faça seu alistamento normalmente. Informe a sua idade.
    Sucesso

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Estou em pleno serviço militar, sirvo em um Tiro de Guerra. Mudei-me de bairro recentemente, estou morando com minha namorada (logo esposa), e devido a minha atual situação financeira não há formas de eu pagar a condução até a conclusão do ano militar. Tenho faltado alguns dias e ido em outros, conversei com o 1º Sargento, chefe de instrução, expus minha situação, e que não havia meios de locomoção, e que logo estaria legalmente casado afim de comprovação -- já que o Tiro de Guerra a que estou incorporado é mantido pelo município e não me fornece auxílio algum, nem mesmo a passagem, que daria cerca de R$184,00 por mês, gasto inimaginável já que pago todas as contas sozinho e sou arrimo de minha companheira.

    No meu caso, se houver o meu desligamento, eu serei automaticamente inserido na seleção para o serviço de 2017? Se sim, com a legitimidade da minha união a minha companheira reconhecida, serei dispensado como diz a Lei? Há o risco de eu me enquadrar num dos casos expostos, e sofrer alguma punição?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  52. BOM DIA DESERTEI ANO PASSADO EM 2015.NÃO COMPARECI MAIS O QUARTEL AO QUAL EU SERVIA.MAS GOSTARIA DE ME REAPRESENTAR PARA PAGAR PELO QUE FIZ.GOSTARIA DE SABER SE EU ME APRESENTAR,JULGADO E PRESO,SE DEPOIS DE CUMPRIR A PENA EU RECEBERIA MEU RESERVISTO DE VOLTA?
    MEU NOME É ANTONIO,SOU DO RIO DE JANEIRO
    MEU NÚMERO É:21 968564595 WHATSAPP.MEU E-MAILL:FERREIRA17.ANF@GMAIL.COM.SE PUDER TIRAR MINHA DÚVIDA EU AGRADEÇO E SE PUDER TAMBÉM ENTRAR EM CONTATO SEREI GRATO.DESDE JÁ OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  53. BOM DIA DESERTEI ANO PASSADO EM 2015.NÃO COMPARECI MAIS O QUARTEL AO QUAL EU SERVIA.MAS GOSTARIA DE ME REAPRESENTAR PARA PAGAR PELO QUE FIZ.GOSTARIA DE SABER SE EU ME APRESENTAR,JULGADO E PRESO,SE DEPOIS DE CUMPRIR A PENA EU RECEBERIA MEU RESERVISTO DE VOLTA?
    MEU NOME É ANTONIO,SOU DO RIO DE JANEIRO
    MEU NÚMERO É:21 968564595 WHATSAPP.MEU E-MAILL:FERREIRA17.ANF@GMAIL.COM.SE PUDER TIRAR MINHA DÚVIDA EU AGRADEÇO E SE PUDER TAMBÉM ENTRAR EM CONTATO SEREI GRATO.DESDE JÁ OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  54. fui soldado e desertei hj tenho 46 anos e nao tenho um documento oque eu posso fazer pra tira meus documentos.


    ResponderExcluir
  55. Servi em 2005 mais decosbi que tinha HIV cai em depressão e acabei desertando mais hoje Fasso tratamento como Fasso PA regulalizar minha situação

    ResponderExcluir
  56. Servi em 2005 mais decosbi que tinha HIV cai em depressão e acabei desertando mais hoje Fasso tratamento como Fasso PA regulalizar minha situação

    ResponderExcluir
  57. Meu namorado servia o exército , e deserto agora que ele voltou para Brasília , recebeu uma notificação de audiência , mais estamos De casamento marcado , oq vai acontece nessa audiência ?

    ResponderExcluir
  58. Fui designado para a incorporação, mas no período que é para eu me apresentar estarei de férias muito longe e só conseguirei retornar 20 dias após o prazo. Tem algum documento que possa ser apresentado previamente dizendo que estará ausente no prazo da convocação mas que se apresentar tão logo volte ao local ou poderia eu me apresentar na junta militar no prazo mas em outro Estado? Qual a penalidade se for considerado refratário?

    ResponderExcluir
  59. Meu nome e fernando e tenho 22 anos ano que vem em julho faço 23 sou casado e tenho uma filha. .. mora em planaltina df. Mim alistrei quando tinha 18 anos e agora to com 22 tem como eu ainda servi o exército ou nao? Ou algum órgãos de serviço militar? Por favor me dei uma posição sobre minha pergunta

    ResponderExcluir
  60. Ola, Boa noite. Eu me alistei e coloquei que queria servir, passei pela segunda chamada e fui designado a retornar em Janeiro, de uns tempo pra cá, me veio a oportunidade de começar uma faculdade no segundo semestre do ano que vem, ainda tem chances de eu ser dispensado ?

    ResponderExcluir
  61. Fui designado a um batalhão e ate hoje nao me apresentei o q devo fazer ?

    ResponderExcluir
  62. já paguei o refratário muito antes da data de compariçâo o que acontece?

    ResponderExcluir
  63. Eu mim alistei em palmas tocanrins. com 18 anos em 2013, mais no dia de apresentei por força maiores.
    Hj tenho 21 anos e moro em Brasília como fazer para regularizar??

    ResponderExcluir
  64. Eu mim alistei em palmas tocantins com 18 anos em 2013, mais no dia de apresentar não comparecir por força maiores.
    Hj tenho 21 anos e moro em Brasília como fazer para regularizar??

    ResponderExcluir
  65. Sou de 1957 sempre trabalhei por conta própria e nunca me alistei. Como faço para acertar minha situação e ter o meu certificado de reservista?

    ResponderExcluir
  66. Boa noite. Desertei do Corpo De Bombeiros por mas de 30 anos, mes passado fui al quartei e me prenderam, depois consegui ser posto em liberdade pela Juiza, agora tenho que me apresentar no quartel, me encaminharam para a diretoria geral de pessoal, sem data prevista. Por favor o que vai aontecer comigo agora, ja qua minha turma estam todos reformados.

    ResponderExcluir
  67. Meu filho foi em 4 etapas de selecao depois não voltou mas tem 2 anos isso , ele tá como desertor.Como deve agir.

    ResponderExcluir
  68. Meu filho foi em 4 etapas de selecao depois não voltou mas tem 2 anos isso , ele tá como desertor.Como deve agir.

    ResponderExcluir
  69. Servi em 2006 por 6mês fiquei detido por 30 dias quando sai nunca mais voltei se voltar hoje 10 anos depois vou ser preso?

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. O que acontece com o desertor após se aprentar na unidade Militar?

    ResponderExcluir
  73. Meu marido desertou ano passado em setembro finalzinho , ontem ele foi se apresenta no quartel , fez os exames e continua la preso alguém sabe me informar por favor quanto tempo ele deve ficar sem poder vim pra casa ? E se essa audiência demora pra acontecer
    To sem saber oq fazer :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente ele pegará uns 2 meses preso.Mas você pode ir visitá-lo normalmente.

      Excluir
  74. Olá boa tarde me chamo Fernando e gostaria de saber o que acontece se eu me apresentar depois que fui 4 dias antes de fazer exames e assinar o contrato com eles eu pago uma multa só pra eo pegar o reservista na junta militar

    ResponderExcluir
  75. Boa noite tenho uma grande duvida.meu filho desertou em desembro de 2014 ( no rinalzinho) sendo q depois de 2 anos ele voltou no quartel, passou uma noite la fez exames exames e mandaam ele aguarda em casa.ja esta em casa 1"ano e nada...
    Sera q ele vai ser julgado?
    Quanto tempo leva p ele pegar o certificadi?
    Sera q ele pega o certificafo?
    Nao sei o q faxer fico num fedispero so Deus.me responde por favor

    ResponderExcluir
  76. Boa noite tenho uma grande duvida.meu filho desertou em desembro de 2014 ( no rinalzinho) sendo q depois de 2 anos ele voltou no quartel, passou uma noite la fez exames exames e mandaam ele aguarda em casa.ja esta em casa 1"ano e nada...
    Sera q ele vai ser julgado?
    Quanto tempo leva p ele pegar o certificadi?
    Sera q ele pega o certificafo?
    Nao sei o q faxer fico num fedispero so Deus.me responde por favor

    ResponderExcluir
  77. Boa noite tenho uma grande duvida.meu filho desertou em desembro de 2014 ( no rinalzinho) sendo q depois de 2 anos ele voltou no quartel, passou uma noite la fez exames exames e mandaam ele aguarda em casa.ja esta em casa 1"ano e nada...
    Sera q ele vai ser julgado?
    Quanto tempo leva p ele pegar o certificadi?
    Sera q ele pega o certificafo?
    Nao sei o q faxer fico num fedispero so Deus.me responde por favor

    ResponderExcluir
  78. Boa noite tenho uma grande duvida.meu filho desertou em desembro de 2014 ( no rinalzinho) sendo q depois de 2 anos ele voltou no quartel, passou uma noite la fez exames exames e mandaam ele aguarda em casa.ja esta em casa 1"ano e nada...
    Sera q ele vai ser julgado?
    Quanto tempo leva p ele pegar o certificadi?
    Sera q ele pega o certificafo?
    Nao sei o q faxer fico num fedispero so Deus.me responde por favor

    ResponderExcluir
  79. Boa noite tenho uma grande duvida.meu filho desertou em desembro de 2014 ( no rinalzinho) sendo q depois de 2 anos ele voltou no quartel, passou uma noite la fez exames exames e mandaam ele aguarda em casa.ja esta em casa 1"ano e nada...
    Sera q ele vai ser julgado?
    Quanto tempo leva p ele pegar o certificadi?
    Sera q ele pega o certificafo?
    Nao sei o q faxer fico num fedispero so Deus.me responde por favor

    ResponderExcluir
  80. Tenho 20 anos me apresentei prontamente como foi pedido mais antes de receber a terceira n com pareci desde então agr será q há alguma chance de servir???

    ResponderExcluir
  81. Minha reservista de 1 categoria só tem 6 meses de serviço,eu prestei o serviço militar em 2004 a 2005 na BPEB que na época era o projeto soldado cidadão, eu gostaria de saber se esse tempo é considerado completo para o serviço militar tendo em vista que minha incorporação foi em agosto de 2004.

    ResponderExcluir
  82. Carlos Corrêa 31991873768 servi em 2005 doer sangue pelo quartel me entrenarao no hce 10 dias descobri que tinha hiv cair em depresao não fui mais por quartel hoje em dia fasso tratamento como fasso para resolver minha situação

    ResponderExcluir
  83. Olá preciso mesmo saber se ainda tem como eu servir pois meu sonho até hoje é servir a pátria e ajudar as forças armadas do exército..mas fui preso por eu estar com pessoas erradas mas eu peguei liberdade e fui pro semi aberto pois fui la com a social e ela me liberou para que eu ficasse na rua até eu conseguir enprego ou estudo e consegui mas nao voltei mas pra la pois vi que ali não eh lugar pra mim estar ali no meio de bandidos estou tão arrependido por estar com aquelas amizades no dia em que fui preso e hoje meu desejo é servir ao exercito será que ainda posso servir? Tenho 19 anos ainda. .:'(

    ResponderExcluir
  84. Boa noite joan valente, tenho 47 anos e nunca me apresentei vou ter que ir na seleção fazer exames físicos essas coisas ?

    ResponderExcluir
  85. Olá tenho 24 anos, me alistei quando fiz 18 anos e não compareci até hoje como fica a minha situação perante ao exercício e como me regularizar?

    ResponderExcluir
  86. Olá ,tudo bem? Então a minha situação é um pouco complicada ,pois quero viajar pra fora do Brasil com minha neném, sou separada do pai da neném ,e a mãe dele(vó da nenem) possa ser que faça a cabeca dele pra ele nao assinar pra criança viajar comigo,ele é desertor se eu entrar pra ter a guarda da neném ,ele perde ?

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde
    desertei e depois de sete anos fui preso, pelo exercito em Feira de Santana na BA, gostaria de saber se tem como regularizar meus documentos, gostaria de viajar para fora do bazil

    ResponderExcluir
  88. Boa Noite Me incorporei no exército passei por todos os testes e me formei quando eu estava no período de internato no exército eu comecei a sentir dor nos dois joelhos então os sargentos e tententes começaram a ver minha cituação fui no medico do exército umas 3 vezes na 4 vez os medicos me analizaram tiram raio-x dos meus joelhos ai o medico me deu um documento dizendo que eu tinha que ficar 30 dias de repouso por questão de saúde ou seja livre de TFM Marchas etc.. Só que no dia seguinte fui dispensado pelo sargento isso foi justo comigo?

    ResponderExcluir
  89. Bom dia um primo meu saiu do RJ tendo que volta no quartel para saber se iria servi ou não em janeiro e não voltou até hj ..ele pode ser preso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela suas informações ele é refratário. Iniciou o processo e não terminou. Basta comparecer a uma Junta e regularizar sua situação. Irá passar por todo processo seletivo novamente.

      Excluir
  90. Boa tarde
    meu filho ficou 5 meses na aeronáutica devido a passagem e pagamento que não recebeu desde o dia que serviu
    desistiu de ir.
    a última vez que foi PR quartel foi em dezembro de 2016 até hoje não apareceu lá.
    o quartel até hoje não foram atrás dele
    queria uma orientação sobre a punição que deve tomar assim que se entregar.
    por favor alguém pode me responder e me orientar
    claudetep.gomes@hotmail.com
    21964481623( Claudete)

    ResponderExcluir
  91. Me alistei em SC e pedi transferência para Gravataí quando fui pegar a terceira me mandaram pra porto alegre na Duque de Caxias fui até lá e me mandaram ir pra serraria...desde então estou sem a minha reservista tenho 31 anos hj e nunca busquei.
    Na época foi um mal entendido que me deixou de fora de servir a pátria como posso fazer hj pra buscar e qual será a pena estou disposto a pagar o que devo ao meu país e forças armadas

    ResponderExcluir
  92. Parabéns ao Delegado Especial pela continuação deste Blog. O inicio das postagens tomou muito o meu tempo, mas hoje vejo que foi compensador. Lembranças a todos da delegacia. Cel Casali - 1º Chefe nomeado da Del Esp SM.

    ResponderExcluir
  93. Sou refratorio desde 2016 e ainda não me apresentei oq pode acontecer comigo

    ResponderExcluir
  94. Sou refratorio desde 2016 oq pode acontecer comigo

    ResponderExcluir
  95. Boa noite estou muito preocupada e precisando de uma informação pois já não sei mais a onde procurar informações,meu filho se alistou depois da data limite ,nos fomos a uma junta militar e ele foi informado de que teria que pagar uma multa nos fomos a e pagamos voltámos a junta com o documento pago e rapaz ficou com o comprovante e falou que colocaria no sistema e mandou que ele aguardasse e ficasse olhando no site só que já se passaram três meses e nada o que ele deve fazer ?

    ResponderExcluir
  96. Boa noite eu sou refratário e estou com 47 anos agora o que devo fazer para solucionar o problema. Onde posso ir para resolver isso? Tem multa?

    ResponderExcluir
  97. Boa noite! Tenho mais de 60 anos, mesmo como desertor, posso tirar carteira profissional? se posso, como faço? me ajude por favor, recebi proposta de trabalho mas preciso da carteira.

    ResponderExcluir
  98. Boa noite! Até agora sem resposta.

    ResponderExcluir
  99. Tenho 23 anos nunca me alistei pago multa?

    ResponderExcluir
  100. BOA TARDE O PAI DA MINHA FILHA NAO SE ALISTOU NO ANO QUE COMPLETOU 18 ANOS E NO ANO SEGUINTE ELE SE ALISTOU MAIS NAO COMPARECEU ! FOI CHAMADO E NAO COMPARECEU NOVAMENTE ! NO QUE ELE SE ENCAIXA

    ResponderExcluir
  101. Pagauei minhas multas do alistamento , me a presento a amanhã , mas teve um em previsto pode se outro dia ou tem qie se amamha mesmo ?

    ResponderExcluir
  102. Albano quadros ,meu contato pra minha resposta 985132230

    ResponderExcluir
  103. Olá coloquei na fixa do alistamento que queria servir mas não quero mais pq consegui um emprego muito bom queria saber se tenho chances de não servir?

    ResponderExcluir
  104. bom di!! o meu caso é o seguinte eu me alistei e servi o tiro de guerra em 2013 mas por motivos maiores tive que sair recebi meu CAM denovo e falaram pra eu comparecer no ano seguinte mas nao fui e agora tenho duvidas de como regularizar minha situação!!!, moro em outra cidade agora entao gostaria de saber como faço para regularizar

    ResponderExcluir
  105. Olá!! Meu filho se apresentou no dia 21 de setembro 2019 falaram que ele estava apto a servi, no dia 14 de janeiro 2020 chamaram ele novamente na marinha ele fez os testes físicos e passou .mas dia 24 ele foi lá e falaram que ele não estava Apto! O sonho dele é servir ser alguém no exército, quais chances ele tem agora de realizar esse sonho ?? Tantos não querem e os que querem não tem oportunidade por que isso ?? Ele é um menino bom não se envolve com nada de errado é estudioso .quais as chances de realizar esse sonho ?? Ele tem curso de bombeiro civil e lutador e fez preparatório militar

    ResponderExcluir
  106. Aguardo alguma ajuda ,uma resposta !
    Obrigada

    ResponderExcluir
  107. Me alistei e hoje estou com 38 anos e não compareci na seleção .
    Agora quero regularizar minha situação
    Qual é o procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara,experiência própria . Se apresenta logo nesse carai e vai apenas pagar uma multa e jurar a bandeira ,depois disso tchau .


      Sobre ser desertor , desertei o quaryelquartel em 2004 e voltei em 2007... Em 2007 desertei novamente . Saiu um mandado de prisão em meu nome dia 23/12/2019 e fui capturado por uma blitz ontem 11/02/2020... Fui levado ao quartel ontem e hoje 12/02/2020 fiz a inspeção de saudesaúde e falei q não queria servir , como tenho o ligamento do joelho rompido, eles me deram inapto. Acabei de sair livre ,um dia de prisão e eu com medo .

      Excluir
  108. Oi, sou conscrito do exército participei da semana zero, mas no último dia faltei por falecimento do meu parente. Fiquei sabendo pelo grupo dos whatsapp que fui dispensado por recesso de contigente. apresentação do pelotão será quarta, devo ir?

    ResponderExcluir
  109. Tou muito currioso e queria saber se vcs podem me ajudar ,tinha um agendamos pra dia 20 de janeiro de 2021 na aeronáutica,mais não vi o e-mail aí perdi o dia ,fui ver hoje ,será se ainda conseguem me incorporar lá ?
    Quero muito servir
    Apensar do dizer lá na primeira vez q fui que não queria ,agora chega. Esse email falando q é tipo uma segunda fase pra ver se eu entro ou não ,eu queria entrar,será se consigo?

    ResponderExcluir
  110. Gente, experiência própria... Se vc é desertor, se entregue np seu quartel de origem. Mais cedo ou mais tarde, vai sair um mandado de prisão no sistema do CNJ. Meu conselho, se entrega por vontade própria, vc vai ser encaminhado a junta para inspeção... Quando chegar lá, fala q sofre de ansiedade, fobia ou algum tratamento que impossibilidade vc de exercicios na tropa. Não dou dois para ser liberto e receber sua baoxa. Outra opção, procura a DPU e peça um habeas-corpus antes mesmo de ser preso. Eu fiz os dois, porém, fui preso no fórum, pois fui vê uma questão do processo de PA... Chegando lá fui preso pelo agentes judiciarios e após o quartel me buscou. Mostrei no outro dia os exames do meu joelho e fui dispensado pela junta. Por um lado,foi a melhor coisa que me aconteceu, pois estava aprovado em um concurso.

    ResponderExcluir
  111. Oi meu filho se alistou mais compareceu tres veses e nao foi mais ele é um refratário e o q acontece com ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, vai pagar a multa e ponto. Ele decide se quer servir ou não

      Excluir
  112. Oi meu filho se alistou mais compareceu tres veses e nao foi mais ele é um refratário e o q acontece com ele

    ResponderExcluir
  113. Me alistei em 2013 e desejei sevir mas no dia que foi pra mim comparece no TG eu não comparecir e agora está dando que eu estou foragido do TG já procurei a junta de serviços Milita e até agora eles não sobrarão me fala

    ResponderExcluir
  114. Oi, sou desertor a 2 anos, como faço o calculo de quanto tenho que pagar?

    ResponderExcluir
  115. Olá, meu filho foi chamado para seleção complementar, porém a apresentação é no mesmo dia da prova da segunda fase da FUVEST (17/01/2022). Ele passou para segunda fase, no curso de Odontologia. O que ele deve fazer? Pode faltar a seleção suplementar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  116. Olá, eu me alistei e fui considerado como apto e fui chamado para a seleção complementar, no entanto eu não compareci e agora eu sou um REFRATÁRIO. O que devo fazer para regularizar minha situação?

    ResponderExcluir
  117. Olá. Me alistei faltando um mês para o final do prazo de alistamento. Eu queria saber se tem algum jeito de eles não regularizarem meu alistamento por conta de algum erro nos documentos na hora de se alistar. Se esse caso acontecesse, eles pediriam para eu me alistar denovo? Quais são os perigos caso isso aconteça?

    ResponderExcluir
  118. Boa Tarde. Meu filho faltou ao TAF de PQD. Oq ele deve fazer? Quais são as consequências disto?

    ResponderExcluir
  119. Posso paga a multa de refratário em outro estado do qual me alistei

    ResponderExcluir
  120. Meu enteado se alistou numa cidade porém nos mudamos devido a questões de empregabilidade tanto dele quanto do pai... Ele queria servir porém está trabalhando de carteira assinada e agora não tem o mínimo interesse em servir. No dia que ele tinha que comparecer a junta militar da cidade que morávamos obviamente não deu pra ir pq é longe, ele foi na junta militar da cidade que atualmente moramos e simplesmente eles falaram que não podem resolver o problema dele e que tem que ser na cidade que se alistou. Porém se ele sair do emprego ele corre risco de perder o emprego
    Não sabemos como proceder pois o cara que o atendeu tratou ele na maior ignorância e nem se quer o seu ouvidos para explicar.
    Alguém pode me dar uma resposta por favor!!!

    ResponderExcluir

Favor deixar registrado seu nome e telefone para resposta.