quarta-feira, 20 de julho de 2016

Serviço Militar - Direito dos Reservistas - Garantias Trabalhistas


1. INALTERABILIDADE DO CONTRATO DE TRABALHO
O artigo 472 da CLT, disciplina:
"O afastamento do empregado em virtude das exigências do serviço militar ou de outro encargo público, não constituirá motivo para a alteração ou rescisão do contrato de trabalho por parte do empregador."
 2. SUSPENSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
O afastamento por serviço militar trata-se de uma licença não remunerada, caracterizada pela suspensão do contrato de trabalho durante este período, sendo mantida, porém, a relação de emprego.
Desta maneira, as cláusulas contratuais continuam em vigor, embora não gerem efeitos jurídicos devido a sua suspensão.
 3. CONTAGEM DO TEMPO DE SERVIÇO
O período em que o empregado estiver afastado do trabalho será computado na contagem do tempo de serviço. Não obstante, nos contratos por prazo determinado, o referido tempo de afastamento poderá não ser computado na contagem do prazo para a respectiva terminação; para que isso ocorra, deverá haver, necessariamente, concordância entre as partes.
4. PAGAMENTO DO SALÁRIO - REMUNERAÇÃO
Durante o afastamento do empregado, a empresa se desobriga do pagamento de vencimento, remuneração ou salário correspondente a este período, tendo em vista a não prestação do serviço. O cidadão irá receber os vencimentos de acordo com a graduação de soldado, de acordo com a Lei de Remuneração dos Militares.
 5. FGTS - DEPÓSITO OBRIGATÓRIO
Durante o período em que o empregado ficar afastado, a empresa será obrigada a depositar, mensalmente, o FGTS.
A base de cálculo será a remuneração que o empregado perceberia se estivesse em atividade. Sendo assim, a base de incidência dos 8% (oito por cento) do FGTS, ou seja, o salário base e respectivos adicionais deverá ser revista sempre que houver reajuste salarial na empresa ou na categoria profissional a que pertencer o empregado.
 6. INSS - CONTRIBUIÇÃO
Não será efetuada, pela empresa, qualquer contribuição ao INSS, em relação ao empregado afastado.
Ressalte-se que o empregado mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições, até 3 (três) meses após o licenciamento, quando incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar.
Observe-se que, para efeito da aposentadoria por tempo de serviço, o tempo de serviço militar, inclusive o voluntário, e o previsto no § 1º do art. 143 da Constituição Federal, ainda que anterior à filiação ao Regime Geral de Previdência Social, desde que não tenha sido contado para inatividade remunerada nas Forças Armadas ou aposentadoria no serviço público, será computado na contagem para o referido benefício previdenciário.
 7. FÉRIAS
O período aquisitivo de férias é interrompido quando do afastamento por serviço militar, voltando a ser contado, com o aproveitamento do tempo anterior, efetivamente trabalhado, após a reapresentação do empregado, desde que o mesmo compareça à empresa no prazo de 90 (noventa) dias contados da respectiva baixa.
Computa-se, portanto, o tempo anterior e o posterior ao afastamento do empregado, não se considerando o período relativo à prestação de serviço militar.
8. GRATIFICAÇÃO NATALINA - 13º SALÁRIO
O 13º salário não é devido durante o período de afastamento do empregado. Computando-se, somente, os meses efetivamente trabalhados, para efeito do pagamento das parcelas integrantes da gratificação natalina.
 9. RETORNO AO EMPREGO
O empregado terá direito a voltar a exercer o cargo do qual se afastou em virtude de exigência de serviço militar ou encargo público, desde que notifique o empregador dessa intenção, por telegrama ou carta registrada, dentro do prazo máximo de trinta dias, contado da data em que se verificar a respectiva baixa. Dos Direitos dos Convocados e Reservistas
Lei do Serviço Militar - Lei 4.375/64. Art. 60.  Os funcionários públicos federais, estaduais ou municipais, bem como os empregados, operários ou trabalhadores, qualquer que seja a natureza da entidade em que exerçam as suas atividades, quando incorporados ou matriculados em Órgão de Formação de Reserva, por motivo de convocação para prestação do Serviço Militar inicial estabelecido pelo art. 16, desde que para isso forçado a abandonarem o cargo ou emprego, terão assegurado o retorno ao cargo ou emprego respectivo, dentro dos 30 (trinta) dias que se seguirem ao licenciamento, ou término de curso, salvo se declarar, por ocasião da incorporação ou matrícula, não pretender a ele voltar.


Fundamento Legal:
Decreto nº 99.684/90, artigo 28;
Lei nº 8.213/91, art. 55;
Decreto nº 2.172/97, artigo 10, inciso V; artigos 132 e 472 da CLT; e os citados no texto.

7 comentários:

  1. Boa noite Tenho 18 anos e me alistei na Aeronáutica de Anápolis Goiás,e eu estava apto e muito entusiasmado para servir. E tive Excesso de Contingente. E tinha não só eu como outras pessoas que queriam entrar, também e fomos dispensados. Por quê ? Se somos todos sadios. Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu me alistar novamente ou entrar na marinha, exército, aeronáutica ou ser um Fuzileiro Naval. Obrigado Fico no Aguardo de seu retorno e deus de já meu muito obrigado pelo compreensão e atenção Ass,John Kennedy Gonçalves Teles.

    ResponderExcluir
  2. Se você foi dispensado por excesso de contigente é porque eles já bateram a meta de recrutamento para o serviço militar.
    Vc só poderá servir a uma das FA por meio de concurso publico.

    ResponderExcluir
  3. Se você foi dispensado por excesso de contigente é porque eles já bateram a meta de recrutamento para o serviço militar.
    Vc só poderá servir a uma das FA por meio de concurso publico.

    ResponderExcluir
  4. Olá se eu desertar por ser arrimio de família e retornar no próximo ano para regularizar a situação o que ocorre ? Porque superiores não tao nem aí pra mim...

    ResponderExcluir
  5. Olá boa tarde mim chamo Erivaldo Pereira de oliveira queria saber uma informação no meu CAN Eu coloquei que não queria servir mais agora eu mudei de ideia eu quero servir será se tem como número de telefone pra contato 61999633303

    ResponderExcluir
  6. Me alistei para o NPOR do 63 BI de Florianópolis, pois estou na terceira fase de direito e sou bolsista do ProUni, fiz o teste físico e acompanhei todos outros fui quarto classificado, fui ótimo na provinha fácil, estou 100%, de saúde e exercito me colocou para soldado, onde posso ver que até no exercito existe o jeitinho brasileiro, só colocam quem eles querem, não os melhores, sonhava em servir no NPOR, minha decepção foi imensa em ver a vergonha na minha cara..

    ResponderExcluir
  7. Ola , eu tenho 19 anos , e entrei para o exército , so que nesse período eu acabei tendo uma lesao nao muito grave no joelho, e corri atrás dos meus direitos pra poder resolver esse problema , tava com cirurgia marcada ja , so que o exercito cancelo minha cirurgia por causa de um código , e ja vai dar 3 messes ja de afastamento , que é. O tempo máximo , e eu ja corri atrás de um advogado ja , queria algumas indicaçoes que eu possa tar fazendo , muito Obrigado !

    ResponderExcluir

Favor deixar registrado seu nome e telefone para resposta.