quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Mulheres no Exército

 As mulheres estão isentas do serviço militar obrigatório, na forma prevista pela Constituição. No entanto, podem servir, voluntariamente, como militares de carreira ou temporárias.

História da Mulher no Exército
A primeira participação de uma mulher em combate ocorreu em 1823. Maria Quitéria de Jesus lutou pela manutenção da independência do Brasil, sendo considerada a primeira mulher a assentar praça em uma Unidade Militar.
Entretanto, somente em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres oficialmente ingressaram no Exército Brasileiro.
Foram enviadas 73 enfermeiras, 67 delas enfermeiras hospitalares e 6 especialistas em transporte aéreo. Elas serviram em quatro diferentes hospitais do exército norte-americano, todas se voluntariaram para a missão e foram as primeiras mulheres a ingressar no serviço ativo das forças armadas brasileiras.
Após a Guerra, assim como o restante da FEB, as enfermeiras, em sua maioria foram condecoradas, ganharam a patente de oficial e licenciadas do serviço ativo militar.
Em 1992, a Escola de Administração do Exército (Salvador - BA) matriculou a primeira turma de 49 mulheres, mediante a realização de concurso público. E, em 1996, Maria Quitéria de Jesus, a Paladina de Independência, foi reconhecida, na fileiras do Exército, como Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro.
O Exército instituiu o Serviço Militar Feminino Voluntário para Médicas, Dentistas, Farmacêuticas, Veterinárias e Enfermeiras de nível superior (MFDV) em 1996. Naquela oportunidade, incorporou a primeira turma de 290 mulheres voluntárias para prestarem o serviço militar na área de saúde. Essa incorporação ocorreu em todas as doze Regiões Militares do País.
O Instituto Militar de Engenharia - IME (Rio de Janeiro - RJ) em 1997, matriculou a primeira turma de 10 mulheres alunas, a serem incluídas no Quadro de Engenheiros Militares (QEM). A Escola de Saúde do Exército - EsSEx (Rio de Janeiro -RJ) matriculou e formou, no mesmo ano, a primeira turma de oficiais médicas, dentistas, farmacêuticas, veterinárias e enfermeiras de nível superior, no Quadro de Saúde do Exército.
No ano de 1998, o Exército instituiu o Estágio de Serviço Técnico, para profissionais de nível superior que não sejam da área de saúde. Naquela oportunidade, incorporou a primeira turma de 519 mulheres advogadas, administradoras de empresas, contadoras, professoras, analistas de sistemas, engenheiras, arquitetas, jornalistas, entre outras áreas de ciências humanas e exatas, atendendo às necessidades de Oficial Técnico Temporário (OTT) da Instituição.
A Escola de Saúde do Exército em 2001, permitiu a inscrição de mulheres para participar do concurso público para o preenchimento de vagas no Curso de Sargento de Saúde que passou a funcionar em 2002.
Como Ingressar
A mulher que deseja seguir carreira no Exército Brasileiro poderá prestar concurso de âmbito nacional para as seguintes escolas militares:
A mulher que deseja ingressar no Exército como oficial ou sargento temporário deverá participar da seleção realizada pelas Regiões Militares. Acesse o link Militar Temporário para mais informações.
 (texto extraído do Site do Exército Brasileiro)

Perguntas e Respostas - Extraido do Site da DSM
1. Sou do sexo feminino e gostaria de saber se posso me alistar no Serviço Militar Obrigatório?
R - As mulheres são isentas do Serviço Militar Obrigatório, conforme a Lei no 4.375, de 17 de agosto de 1964. Todavia, é permitido às mulheres a prestação do serviço militar como voluntárias, segundo critérios de conveniência e oportunidade de cada Força Armada.

2. Que funções as mulheres podem desempenhar quando ingressam no Exército Brasileiro?
R - Na atualidade, as mulheres ocupam diversos cargos em organizações militares de todo o país. Elas desempenham cargos nas mesmas condições dos oficiais e sargentos do sexo masculino e concorrem às promoções em condições de igualdade. Todas recebem a mesma instrução militar básica ministrada ao segmento masculino. Elas desempenham funções em várias áreas, tais como: Ciências Médicas, Engenharia, Magistério, Direito, Informática, etc.

3. Quais as patentes que as mulheres têm no Exército?
R - Atualmente, já há mulheres no Exército que alcançaram o posto de major. As demais encontram-se nos postos de tenentes ou capitães e nas graduações de sargento.

4. As mulheres podem participar de Missões de Paz, como a do Haiti?
R - Sim. A participação é de caráter voluntário e condicionada a um critério de seleção referente à área de necessidade da missão.

5. A gestante pode se inscrever no processo seletivo para concorrer a uma vaga como Oficial Técnica Temporária?
R - Sim. Basta seguir orientações dos avisos e editais de convocação de cada Região Militar

6. Sou casada e tenho filhos. Posso ingressar no Exército como Oficial Temporária? Meus filhos terão algum direito a plano de saúde?
R - Sim. O fato de possuir dependentes não interfere nos critérios de convocação. Os filhos farão jus ao plano de saúde do Exército, desde que devidamente declarados.

Veja também uma reportagem da Revista TPM

46 comentários:

  1. Oiie eu tenho 16 anos termino meu ensino medio este ano , queria saber como eu faço para me alistar como voluntaria , sou do mato grosso do sul obrigado estou aguardando a ajuda de vocês !!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Sugiro que vá até a 9ª Região Militar e se informe como pode fazer para ingressar no Exército como Sargento Técnica Temporária. A melhor opção é se formar no ensino superior e tentar ingressar na EsFCEx, em Salvador ou na área médica, na EsSSEx, no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho 16 anos sou de salvador estou no ensino medio ainda e desejo entra no exercito como fasso pra me inscreve?

      Excluir
  3. olá, moro em brasilia, estou no penultimo ano de contabeis meu marido é militar da marinha e quero ingressar no exercito, como consigo entrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Sugiro acompanhar os Editais do DEC (http://www.dec.eb.mil.br/) e da 11ª Região Militar. (http://www.11rm.eb.mil.br/).

      Excluir
    2. Verifique o edital para ingresso na EsFCEx, em Salvador.

      Excluir
    3. Verifique o site da EsFCEx, em Salvador.

      Excluir
  4. Tenho 17 anos e ensino médio completo. Sou da Paraíba e quero me alistar no exercito. Como faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Creio que poderás servir como Sargento Técnica Temporária. Busque os editais da 7ª Região Militar e verifique se há necessidade de pessoal só com o ensino médio, sem ser técnico. A melhor opção é se formar no ensino superior e tentar ingressar na EsFCEx, em Salvador ou na área médica, na EsSSEx, no Rio de Janeiro. ( No Exército Brasileiro)

      Excluir
  5. Tenho 18 anos, ensino médio completo, sou do litoral de Sao Paulo e gostaria muito de entrar no exercito, mas gostaria de entrar sem graduaçao, é possivel? Onde posso me alistar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for ensino médio sem ser técnico será difícil.

      Excluir
  6. Ola, tenho 20 anos moro em Chapecó Sc e estou cursando o segundo período de gestão em recursos humanos, gostaria de saber em qual área posso me alistar e como faço? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Sugiro verificar no site http://www.5rm5de.eb.mil.br /- Como ingressar no EB? Espero ter ajudado. Após se formar poderá verificar na EsFCEx - http://www.esfcex.ensino.eb.br/ Boa sorte e estudos.

      Excluir
  7. Olá, tenho 17 anos e Ensino Médio completo e gostaria de me alistar como Sargento Técnica Temporária no exército, e poderia servir nas missões de paz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Depende da necessidade das Organizações Militares. Os editais para os concursos de Sargentos Temporários você poderá encontrar nos sites das Regiões Militares. Conforme a necessidade, qualificação e disponibilidade de pessoal poderá ir em missões de Paz.

      Excluir
  8. Ola... tenho 18 anos moro em São Paulo,São Jose dos Campos... e gostaris de me alistar no exercito... Posso ? Como faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mulheres estão isentas do Serviço Militar Obrigatório, na forma prevista pela Constituição. Todavia, é permitida a prestação do Serviço Militar pelas mulheres que forem voluntárias, segundo critérios de conveniência e oportunidade de cada Força Armada. A Presidenta Dilma Rousseff sancionou uma lei para que sejam abertas vagas às mulheres em todas as carreiras militares, dentro das Armas, Quadros e Serviços. Assim sendo, dentro de um prazo de cerca de cinco anos, as seleções do Exército Brasileiro para a EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) e para a Escola de Sargentos das Armas (EsSA) abrirão vagas para ambos os sexos. (Site do Exército)

      Excluir
  9. Tenho 16 anos e pretendo entrar pro exército como veterinária posso? Só depois de me formar? Ou posso entrar como voluntária aos 18 anos? Moro em Guaianases-zona leste de São Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Para entrar no Exército como veterinária você deverá ser formada em Veterinária. Até o presente momento não há voluntariado para o Serviço Militar feminino. Seria bom você acessar o site http://www.essex.ensino.eb.br/ e ir se preparando para o seu futuro. Sucesso.

      Excluir
  10. Olá, eu tenho 15 anos, estou no ensino médio. Moro no RS, gostaria de saber como posso ingressar no Exército Brasileiro na área medica? Se teria como eu entrar numa escola militar para ficar mais fácil ao termino do ensino médio? Aguardo reposta. Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Ola. Sou recem formada em Direito e moro no Rj como faço p me alistar? ?

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se para entrar no Exercito é necessário fazer algum tipo de exame/prova ?

    ResponderExcluir
  13. Com quantos anos é possível se alistar ?

    ResponderExcluir
  14. oi gostaria de me alistar morro em medianeira pr tenho que ir para foz para se alistar?

    ResponderExcluir
  15. Oii Sou Bruna Tenho 19 Anos Moro em salvador bahia gostaria de me alistar como faço

    ResponderExcluir
  16. Olá sou Elaine tenho 20 anos sou de Goiás e decidi que quero me alistar ainda posso fazer o alistamento com essa idade? obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Olá Meu Nome É Jéssica Tenho 18 Anos , E Gostaria De Saber Se Ainda Posso Me Alistar , E Como Faço

    ResponderExcluir
  18. Oi,meu nome é Carol,tenho 15 anos e moro em sjc,SP.Atualmente curso o segundo ano do E.M.Gostaria de ingressar na área da aeronáutica ou até mesmo do exército.O que devo fazer?,onde devo ir?,eu precisaria fazer algum curso ou algo parecido,antes de me alistar?.Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Ola! não tenho nível superior e meu sonho e ingressar na corporação não sei se minha idade ainda permite tenho 27 anos sera que tenho chance !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a idade permite sim tem que ter no máximo 30 anos.
      Esta aberta o concurso para PM, caso tenha interesse segue o link para melhor explicação http://www.vunesp.com.br/concursos.html

      Excluir
  20. Ola meu nome é Letícia moro no Rio Grande do Sul como posso entrar para a Engenharia do Exercito ou para a engenharia da Aeronáutica...

    ResponderExcluir
  21. Sou mulher, termino o ensino medio ano que vem, gostaria de saber como faço para entrar na Escola de Equitação do Exército no RJ, por concurso, devo me formar em med veterinaria antes? Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  22. tenho 19 anos tenho 1 filho de 2 anos e gostaria de saber se eu poderia entrar para o exercito ?

    ResponderExcluir
  23. Olar,tenho 16 anos,to cursando o ensino medio ainda, e vou fazer um curso tecnico de auxiliar de veterinario, ai quando eu termina o curso posso me alistar no exercito? ou so pode com diploma de faculdade?

    ResponderExcluir
  24. Ola tenho 15 anos e faço 16 esse ano e sou de sjc e eu gostaria de entrar para o exercito e sempre quis ser veterinaria la tem faculdade ou teria que fazer por fora a faculdade de veterianaria ?

    ResponderExcluir
  25. Oi meu nome e iara tenho 17 anos quero saber como faso para ser voluntária sou de Brasília por favor entre em contanto comigo

    ResponderExcluir
  26. Oi meu nome e iara tenho 17 anos quero saber como faso para ser voluntária sou de Brasília por favor entre em contanto comigo

    ResponderExcluir
  27. Oi vou fazer 19 anos , sou de Goiás posso me alistar no exército sem fazer concurso público ?
    esse ano de 2016 ?

    ResponderExcluir
  28. Olá, desde os 16 anos tenho o sonho de servir o Exército, porém nunca tive a oportunidade por N motivos, hoje tenho 30 anos e tenho a mesma vontede, tentei
    achar resposta para minha dúvida e não consegui .... É possível eu me alistar ainda com 30 anos?!

    ResponderExcluir
  29. Olá,Tenho 16 anos tenho como objetivo servir a Marinha ou o Exército,sou do Rio Grande do Norte e gostaria de saber se tem como já ingressa de alguma maneira no ano de 2020 como voluntária ou fazendo concurso com a minha idade de 16 anos

    ResponderExcluir
  30. Tenho 19 anos e tenho um filho e ensino médio completo posso entrar na forças armadas ?

    ResponderExcluir
  31. Olá tenho 17 anos e completo o ensino médio esse ano,gostaria de saber se consigo me alistar no exército para servir e se é possível com o tempo fazer parte da infantaria

    ResponderExcluir

Favor deixar registrado seu nome e telefone para resposta.